6 de mar. de 2009

AIA . ATELIÊ INTEGRADO DE ARQUITETURA

Escola de Arquitetura da UFMG - 1º semestre de 2009

Desenho Projetivo
Informática Aplicada à Arquitetura
Plástica e Expressão Gráfica


Prof. José dos Santos Cabral Filho (coord.)
Prof. Cristiano Cezarino
Monitora de Pós-Graduação – Isabela Lages
Profª. Ana Paula Baltazar
Prof. Cassiano Rabelo


:: Objetivo ::

Permitir aos alunos recém ingressos no Curso de Arquitetura uma abordagem inicial e panorâmica das questões fundamentais inerentes à prática da arquitetura. Juntamente a uma instrumentação básica nas áreas de representação gráfica, serão enfatizados também os processos criativos no uso destes instrumentos. Da mesma forma, os alunos serão solicitados a abordar criticamente os elementos estruturantes do espaço arquitetônico em seus aspectos simbólicos, corporais, formais e técnicos.


01 :: Percepção ::

Objetivo [o estranhamento - mudar o olhar sobre a arquitetura]
Nesta etapa os alunos serão solicitados a trabalhar a percepção do meio ambiente construído, ou seja, o espaço arquitetônico e urbano. O objetivo é duplo, no sentido de instrumentalizar e através da aquisição de habilidades instrumentais específicas, adquirir também uma capacitação perceptiva. Esta compreensão crítica dos espaços visa capacitar os alunos a propor novos espaços e a intervir em espaços existentes.


02 :: Proposição ::

Objetivo [criatividade - aguçar a imaginação]
Nesta etapa o aluno é solicitado a fazer uma proposição de uma intervenção física a ser executada no espaço analisado anteriomente (algum espaço sem uso da Escola de Arquitetura). A intervenção proposta deverá contemplar os espaços de acordo com suas qualidades de significação, de uso, qualidades formais e aspectos técnicos. Ênfase especial deverá ser dada à questão da interatividade no espaço arquitetônico, buscando alterar, requalificando ou enfatizando qualidades já existentes.


03 :: Produção ::

Objetivo [construção - exercitar a habilidade de experimentação]
Nesta etapa os alunos serão solicitados a executar a intervenção proposta na etapa anterior. Ênfase especial será dada à re-elaboração da proposta em decorrência de fatores provenientes do próprio processo de produção, dos problemas encontrados e não previstos, das potencialidades descobertas no manuseio direto dos materiais e da montagem do intervenção.


04 :: Representação ::

Objetivo [escrever – registrar o objeto arquitetônico]
Nesta etapa os alunos serão solicitados a representar a intervenção após a sua montagem final, de forma a viabilizar uma possível re-montagem da mesma em um futuro não determinado. Deverá ser dada ênfase à legibilidade da informação, e sua autonomia (no sentido da mesma prescindir da presença dos proponentes para ser inteligível).


Livro Texto
Lições de Arquitetura” – Herman Hertzberger

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